Como é o processo de design de joias

A joia se desenha a partir de desejos, são vários os procedimentos para formação da intenção de criação de joias.

A primeira poderia ser uma pedra preciosa ou semipreciosa, com o valor emocional por ter uma história no seu caminho, tal qual o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu, “Uma pedra no meio do caminho”.

Para desenhar a joia, neste caso com a pedra, eu, Márcia Mór Joias, oriento que, se obtenha a história do caminho desta pedra. Desenhar é a arte de imprimir emoções e desejos nos objetos.

O designer busca através da joia uma linguagem para os sentimentos.

Assim sendo o designer busca a inspiração numa história ou na história do seu cliente.

Como é o processo de design de joias

A Arte de Desenhar Joias

A arte de desenhar joias é muito importante porque ela será usada junto ao corpo das pessoas. Anatomicamente inserida no corpo e carregada no cotidiano demostrando o estilo, os sentimentos, os sinais dos arquétipos e os ritos de passagens já vividos.

Como o arquiteto que desenha uma casa que será usada por fora do corpo, um involucro do espaço aonde o corpo se move, o designer das joias inverte esta ideia. Desenhar joias, de fato, significa desenhar novas partes do corpo.

Seguindo a pedra no caminho, as várias maneiras de cravar, significa encaixar na estrutura da joia, definem muitas vezes o estilo da joia.

O cravador faz parte da cadeia de fabrico de uma joia da alta joalheria.

Ao desenhar uma joia deve-se conhecer os diferentes formatos de encaixes de pedras e os sistemas de abrir e fechar as joias.

A Beleza e a forma da Joia

O designer tem que buscar a beleza na forma da joia assim como respeitar a beleza dos materiais utilizados. No caso das pedras devemos ressaltar o tamanho, a visibilidade da forma e cor, a melhor cravação para entrada da luz e saída do reflexo dela. A cor, na verdade, está na luz que a pedra reflete.

Entender a arte da lapidação de pedras preciosas também é uma prioridade para o designer de joias, pois é no formato dela que se consegue a melhor cor da pedra. Pois a pedra é a cor e o brilho da joia.

Quando não se usa pedra na joia, o designer de joias tem que conhecer como o calor e o frio alteram os formatos e texturas dos metais preciosos.

A molécula mágica do ouro se expande sem quebrar por longos espaços. Transformamos chapas em fios de filigranas, filigranas em fitas e fitas em chapas e assim tudo de novo, sem alterar a força molecular do ouro. Impressionante arte da ourivesaria.

como fazer desenho de joias

O Ouro é Mágico

Para comprimir e criar estruturas usamos o calor e o frio ao mesmo tempo, em busca da forma ideal.

Para termos o efeito mola, o vai e vem, recozemos o ouro e ele não se parte.

Mágica mesmo, e o designer tem que conhecer todas essas particularidades dos materiais, pois a prata se comporta diferente do ouro mediante as mesmas técnicas de ourivesaria.

E, sendo assim, concluo que, consegue o melhor resultado no design quem conhece melhor as possibilidades dos materiais utilizados para transformar sonhos em joias.

 

<< Voltar ao Blog

Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

Márcia Mór Native Collection Ltda - CNPJ: 03.780.433/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Desenvolvimento: